Orquestra Sinfônica Cesgranrio estreia no Rio na Sala Cecília Meireles
Sob a regência de Eder Paolozzi e com a pianista Sylvia Thereza como solista convidada, Orquestra vai apresentar o Concerto para Piano de Schumann e a Sinfonia nº3 de Beethoven
O palco da Sala Cecília Meireles receberá, no próximo dia 15 de junho, sábado, o concerto de abertura da temporada deste ano da Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Sob regência do Maestro Eder Paolozzi, e tendo como solista convidada a pianista carioca Sylvia thereza, radicada na Bélgica, a Orquestra vai apresentar o Concerto para Piano, de Robert Schumann, e a Sinfonia nº3 “Eroica”, Op. 55, de Ludwig van Beethoven. Em abril, a Orquestra se apresentou em São Paulo, na Sala SP, porém com outro repertório e com o flautista Carlos Malta como convidado.
Desde 2015, a ORQUESTRA SINFÔNICA CESGRANRIO cumpre o papel social de conduzir jovens músicos à vida dos sentidos, despertando o potencial artístico, não só do seu corpo dos músicos, mas também da plateia por ela sensibilizada. Conduzida pelo Maestro Eder Paolozzi, a jovem Orquestra realiza um trabalho itinerante na busca por ocupar espaços ociosos da cidade, levando a música de concerto a novos ouvintes, de diversas idades e classes sociais.
Em seus primeiros anos de vida, a Orquestra Sinfônica Cesgranrio recebeu alguns importantes nomes da música brasileira em um intercâmbio artístico entre o erudito e o popular. Geraldo Azevedo, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda e Criolo são alguns dos artistas que contribuíram para este trabalho de formação de plateia.
“A criação desta Orquestra é um sonho antigo e uma necessidade cultural. A música é uma forma de levar cultura a todos os nossos jovens e queremos oferecer esta chance especialmente aos alunos de escolas públicas, que não têm essa oportunidade no dia a dia. Nós vamos levar a música, através do virtuose desta orquestra, a escolas, universidades, centros culturais e teatros. É mais uma contribuição que a Cesgranrio traz para a cultura do estado do Rio de Janeiro”, explica Carlos Alberto Serpa, presidente da Fundação Cesgranrio.
Criada pela Fundação Cesgranrio com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sociocultural da cidade, a Orquestra oferece formação musical e artística, proporcionando o desenvolvimento pessoal e criando oportunidades de profissionalização para jovens músicos.
- PROGRAMA:
- Robert Schumann – Concerto para piano em lá menor, Op. 54
- Solista: Sylvia Thereza
- Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº3 “Eroica”, Op. 55
SERVIÇO:
Sábado, 15/06 – Orquestra Sinfônica Cesgranrio faz seu concerto de abertura da temporada 2019
Horário: 20:00
Ednereço: Largo da Lapa, 47, Lapa, Rio de Janeiro
Ingressos: R$ 40,00 inteira – R$20,00 estudantes e idosos.
Ingressos à venda na bilheteria da Sala e online através da Ingresso Rápido:
(+55) 21 2332-9223
(+55) 21 2332-9224
www.salaceciliameireles.rj.